Leia também

Autonomia no trabalho: liberdade e produtividade para os profissionais

Até mesmo por conta da mudança que ocorreu nos últimos dois anos por conta da crise mundial, os profissionais olham para o mercado de trabalho de outra maneira, principalmente no momento de optar por um novo emprego. 

Seguindo tendências de vários países, empresas e profissionais cada vez mais priorizam a flexibilidade no trabalho. A rotina exaustiva deu lugar à busca por um posicionamento mais autônomo, com desenvolvimento e propósito. 

Então, para saber como possibilitar a flexibilidade e melhorar a produtividade dos colaboradores, leia o conteúdo na íntegra e compartilhe com os colegas de trabalho! 

O que é autonomia no trabalho? 

Na vida, a autonomia é a capacidade de tomar decisões e agir de acordo com seus próprios valores sem interferência de outras pessoas. Dessa maneira, o indivíduo administrar seu tempo e organiza suas tarefas conforme sua própria análise. 

Quando falamos de autonomia no trabalho, precisamos entender que essa autonomia acontece a partir do alinhamento de interesses e valores do indivíduo com as da empresa. 

Assim, há o senso de opção e escolha que permite que que os profissionais estejam engajados para agir conforme entendem que seja benéfico para sua função e negócios, não somente poir foi algo que lhe foi ordenado. 

Ou seja, está associado à opção de buscar fazer por conta própria, a partir da cultura organizacional e dos parâmetros estipulados de acordo com o setor de cada profissional 

É importante também entender que autonomia no trabalho significa ter segurança e conhecimento prévio para tomar atitude e fazer escolhas.  

Além disso, ser autônomo requer responsabilidade, então, tenha isso em mente, para oferecer essa condição ao colaborador. 

Confiança durante esse processo

A relação entre confiança e autonomia é muito simples, quando falamos de ambiente de trabalho. Se a gestão e liderança proporciona liberdade de atuação para seus colaboradores, é porque existe confiança deles. 

A confiança nesse processo é fundamental, principalmente para passar segurança aos profissionais e, ao mesmo tempo, promover engajamento e sentido de componente para exercer a autonomia.  

Mas, veja como um alerta. Caso não haja confia nas pessoas, espere para proporcionar isso a esses colaboradores e evite o microgerenciando que, aliás, é pouco produtivo. 

Vale ressaltar que a liberdade e voto de confiança é um gatilho para que exista mais contribuição, vontade de melhorar a performance e que os profissionais exporem novas maneiras de agir, pois há se sentem importantes. 

E, tome cuidado com a limitação, uma vez que você proporcional essa confiança e autonomia. Se você limita a autonomia, os colaboradores não se sentirão à vontade para contribuir. 

Reinventar o RH: o que esperar e como criar novas táticas 

Quais são os benefícios de oferecer autonomia no trabalho aos funcionários? 

Sabemos que flexibilidade e autonomia são importantes para os trabalhadores e promovem benefícios importantes para as empresas, principalmente em relação à gestão e produtividade. Veja alguns exemplos práticos. 

Eleva e melhora a responsabilidade dos colaboradores 

Como já citamos, proporcionar autonomia aos trabalhadores faz com que se sintam mais responsáveis e aumenta a responsabilidade das equipes como um toco. 

Assim, gestores e líderes não precisam ficar “cobrando” ou chamando atenção por tarefas simples. A própria equipe se torna responsável e, até mesmo, realiza a fiscalização interna, para verificar erros e assertividades. 

Aumenta a satisfação e realização  

Por haver reconhecimento e confiança, os profissionais se sentem mais realizados em suas funções, na equipe e na empresa. Desse modo, também se eleva a satisfação. 

Principalmente no momento atual, em que alguns pensamentos não fazem mais sentido, os trabalhadores buscam se sentir realizados no trabalho, em sua função, salário benefícios, e rotina que impacta muito 

Melhora a eficiência 

Como consequência dos pontos citados acima, os colaboradores entregam eficiência e performance acentuada. Ou seja, quando há autonomia, os profissionais buscarem soluções, novidades, outros meios de trabalhar, com revisão e cuidado. 

Portanto, com a busca por soluções mais criativas e assertivas, a empresa obtém processos mais eficientes, uma melhoria no grau de inovação e até mesmo redução de custos.

Outros 3 benefícios

Atrai talentos para seus times 

Os talentos que se atualizam e estão de olho nas tendências mundiais já sabem que a autonomia é essencial, portanto, buscam empresas que prezam por essa prática. 

Desse modo as organizações que postam nessa conduta têm grandes chances de conquistar talentos que estão em busca de desafios e desenvolvimento profissional. 

Ou seja, se sua empresa tiver um ambiente inovador, sem tantas regras hierárquicas, que valoriza processos humanizados, terá grande chance de fisgar talentos e fazer com que eles permaneçam. 

Veja: Manual de como fazer retenção de talentos. 

Desenvolve habilidades 

Profissionais que têm autonomia no trabalho saem mais da sua zona de conforto, pois se sentem confiantes de se arriscar em sua atuação e, consequentemente, viver novas experiências e conquistar habilidades. 

Ou seja, há o estímulo do colaborador a descobrir habilidades e talentos que, talvez, não sabia soubesse ter. 

Mesmo porque, em muitas situações, o funcionário terá de buscar novas informações, conversar com outros profissionais e aprender novas técnicas para desempenhar bem suas funções. 

Melhora os resultados da empresa 

Somando todos esses benefícios que falamos acima, a empresa vai obter melhores resultados, justamente por ter colaboradores engajados, autônomos, satisfeitos e com atitude, que acabam “vestindo a camisa”. 

Como desenvolver autonomia com sua equipe 

Para que os colaboradores tenham autonomia no trabalho, a empresa precisa promover algumas atividades e promover eficiência e produtividade. Veja abaixo os mais importantes! 

Entender o perfil dos colaboradores: avaliar, saber potencialidades e fragilidades, para envolver cada profissional em atividades de acordo com as habilidades de cada; 

Identificar se o grupo está pronto: analisar a equipe, comportamento e vontade dos colaboradores em trabalhar nesse modelo de gestão; 

Estabeleça metas com sua equipe: em conjunto, pense e estabelece metas para avaliar essa gestão mais autônoma e identificar sucessos, aperfeiçoamento e envolvimento; 

Treinar e desenvolver os colaboradores: invista em workshops, cursos e palestras que ensinem a essência da autonomia no trabalho e, assim, promover aprendizado contínuo dos colaboradores, que se sentirão mais apoiados; 

Acrescente em sua cultura organizacional: após estabelecer regras, condutas e demais princípios, implemente a autonomia em sua cultura organizacional, podendo conduzir novos colaboradores e relembrar a conduta para os mais antigos; 

Esteja presente: acompanhar o processo de adaptação é importante e deve continuar mesmo após a autonomia no trabalho bem estabelecida. As reuniões de acompanhamento e feedback devem acontecer para partilhar o desempenho e demonstrar cuidado. 

Complemente com Flexibilidade no trabalho: conheça a novidade e como retém talentos 

Autonomia no trabalho com Portal RH 

Promover a autonomia no ambiente de trabalho requer atitude e cuidado com os profissionais, fazendo com que eles tenham recursos para exercer essa liberdade. 

Por isso, a People by StarSoft desenvolver o Portal RH que com suas ferramentas impulsionam a autonomia dos colaboradores. Veja algumas funcionalidades; 

  • Workflow; 
  • Envio e recebimento de informações pelo portal; 
  • Gestão de ponto online e facilitado; 
  • Comunicação acessível entre gestores, colaboradores e RH; 
  • Área para envio de documentos para o RH; 
  • Recepção e onboarding em um ambiente digital para novos colaboradores; 
  • Perfil no portal personalizável; 
  • Integração de setores. 

E várias outras opções que fazem com que RH e colaboradores tenham autonomia na comunicação, atualização e envolvimento com equipe e recursos humanos. 

Então, para conhecer o Portal RH da People by StarSoft e suas funcionalidades, acesse o site e converse com um dos especialistas! 

Gostou deste conteúdo? Veja outros em nosso Blog. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin