Leia também

BPO da folha de pagamento e terceirização

É comum que a gente veja empresas que terceirizam sua contabilidade, incluindo tarefas de DP e outras que estão relacionadas ao setor de recursos humanos.  

Conforme estudo do Sebrae, 72% das empresas brasileiras utilizam serviços de contabilidade terceirizados. Para essa pesquisa, foram analisadas 6.054 PMEs. 

Neste sentido, vemos como as organizações optam por essa ação. Além disso, observamos como empresas menores estão mais direcionadas a isso. 

Entretanto, você precisa compreender que a terceirização dessas atividades, principalmente a folha de pagamento, depende de escolhas assertivas. 

Para escolher um BPO da folha de pagamento, os gestores precisam analisar a empresa prestadora do serviço, equipe envolvida e como agregar tecnologia nesse processo. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo com alguns pontos necessários para terceirizar a contabilidade e escolher um BPO da folha de pagamento. Leia até o final! 

Papel da folha de pagamento nas organizações 

Como já vimos em outros conteúdos, a folha de pagamento é uma tarefa importantíssima para as empresas, pois reúne informações das relações trabalhistas que devem, obrigatoriamente, constar na folha. 

Mas, quais são essas informações trabalhistas? São dados relacionados ao financeiro dos colaboradores, como: salário, descontos, 13º salário, férias, comissões e outros detalhes que envolvem o período trabalhado

Por muito tempo, a gestão da folha de pagamento foi uma das atividades mais complexas do departamento pessoal de pequenas e médias empresas, pois demanda detalhamento, atenção com área fiscal e contábil, principalmente com o eSocial. 

Além disso, antes, os profissionais de DP, que fazem o cálculo e organização dos cálculos da folha de pagamento tinham que elaborar esse documento manualmente

Isso exigia conhecimento específico sobre as leis trabalhistas, previdenciárias e fiscais, ou seja, tinham que manter a atualização constante. 

Entretanto, a transformação digital chegou a essa área e os empreendedores puderam investir em soluções para gestão de RH, inclusive para as atividades de DP. 

Assim, os profissionais conseguiram agilizar a gestão da folha de pagamento internamente, e as empresas passaram a confiar e acompanhar a administração da folha terceirizada, com o BPO. 

Leia também: Como enviar a folha de pagamento ao eSocial 

O que é o BPO da folha de pagamento? 

BPO é a sigla do termo em inglês “Business Process Outsourcing”, ou seja, a “Terceirização de processos de negócios”

Então, esse é um conceito que terceiriza as tarefas de contabilidade e RH das empresas, inclusive os processos de folha de pagamento.  

Portanto, refere-se à transferência da responsabilidade das atividades que envolvem a gestão da folha de pagamento, contabilidade e outras tarefas relacionadas. 

Como escolher um BPO 

Antes de fechar negócio com a prestadora dos serviços de BPO, é fundamental que a empresa primeiro se organize internamente, alinhe metas, objetivos e interesses. 

Convém que gestores e líderes conversem com os profissionais da área de RH e do setor fiscal, pois eles têm maior envolvimento com essas tarefas que serão terceirizadas, também para eles repassarem requisitos básicos na escolha da prestadora. 

Além dessas dicas, você precisa dar atenção a detalhes importantes, que são: 

Verifique serviços oferecidos: assim, informe-se todos os serviços que sua empresa oferece ao mercado e como a prestadora pode lhe ajudar na administração contábil; 

Analisar especialização da equipe: veja se a equipe é multidisciplinar, com especialistas em determinadas áreas, principalmente em DP, RH e em advocacia trabalhista; 

Busque referências: informe-se sobre avaliações desse prestador de serviço, como é a reputação perante o mercado, feedbacks de outros clientes, fim de conhecer mais sobre o trabalho; 

Verifique as soluções tecnológicas: essa é uma sugestão primordial, pois a transformação digital chegou para agilizar o setor contábil e RH. Por isso, verifique se a empresa trabalha com sistemas de gestão e outros recursos adequados às suas necessidades.  

Portanto, tenha atenção nesses pontos e vá atrás da otimização da folha de pagamento e seus processos! 

Atividades desempenhadas pela prestadora desse serviço 

A empresa prestadora desse serviço vai escolher profissionais para desempenharem o BPO. Assim, esses colaboradores vão atuar na maioria dos processos da gestão da folha de pagamento da sua organização, ou até mesmo em todos. 

Vale lembrar que esse desempenho ocorre em cima do que foi acordado no momento que foi estabelecido o contrato. Desse modo, eles executam tarefas diversas, como: 

  • Processos legais de admissão; 
  • Administração das informações da folha; 
  • Cálculo dos salários; 
  • Envio dos contracheques/holerites 
  • Depósitos de cada colaborador; 
  • Análises de processos; 
  • Retenção de Imposto de Renda; 
  • Cálculo/repasse dos tributos trabalhistas; 
  • Pagamentos às devidas agências governamentais; 
  • Entre outras atividades. 

Portanto, esses profissionais estão envolvidos com processos cruciais das empresas, como férias, admissões, demissões, benefícios e encargos.  

Além disso, estão em alerta no cumprimento das leis trabalhistas e outras questões financeiras, sempre com a junção da tecnologia nesses processos, como softwares de gestão de RH e sistemas de gestão empresarial. Além do eSocial, que é uma ferramenta do governo federal. 

Para conhecer nosso sistema e recursos tecnológicos, fale com um de nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar! 

3 Benefícios do BPO  

Agora que já ficou claro do que se trata o serviço de BPO, você pode entender seus benefícios de maneira um pouco mais detalhada. Veja! 

Eleva a eficiência do RH 

Como as atividades burocráticas do setor de recursos humanos está terceirizada, os profissionais internos de RH conseguem ser utilizados de maneira estratégica e para outras tarefas, especialmente as que estão relacionadas diretamente com a gestão de pessoas. 

Além disso, a empresa tem à disposição duas equipes especializadas. A terceirizada que lida com essas atividades como BPO e a interna que é especialista em gestão dos colaboradores. 

Reduz custos 

Mesmo que a empresa esteja pagando pela terceirização, ao adquirir um BPO, ela deixa de ter despesas com impressão de documentos, armazenagem e reduz gastos com multas, pois os líderes em atividades trabalhistas estarão concentrados para isso. 

E, seus profissionais de RH estarão concentrados em outras tarefas internas, que otimizam o ritmo dos colaboradores e agilizam certas tarefas

Obtêm visão estratégica das finanças 

Como já citamos, o BPO é formado por especialistas em cada assunto que envolve finanças e contabilidade. Sendo assim, a empresa contratante obtém uma melhor visão das finanças, de uma maneira estratégica

Além disso, pode analisar o fluxo financeiro da empresa com mais clareza e crítica, a partir de relatórios oferecidos pelo BPO, que auxiliam na tomada de decisões

Sugestão de leitura: BI no RH? Entenda como Business Intelligence auxilia na gestão de pessoas 

Tecnologia aplicado ao BPO 

Mesmo que o BPO esteja atrelado a atividades mais burocráticas, é importante que durante esses processos a tecnologia seja uma grande aliada, isso significa adquirir um software de gestão de recursos humanos e gestão empresarial

Esse tipo de solução incluí soluções para: Gestão de Ponto; eSocial, Folha de Pagamento, Gestão de Talentos e Saúde e Segurança dos colaboradores. 

Além disso, recursos para comunicação são importantes, pois agiliza algumas atividades que o RH repassa para o BPO e otimiza alguns processos que, ao final, acelera a gestão da folha de pagamento. 

As soluções da People by StarSoft proporciona todas essas soluções que são cruciais para o trabalho do RH e do BPO.  

Veja mais conteúdos como esse em nosso Blog! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin