Leia também

Como líderes de RH evoluíram nos últimos anos

Principalmente nos últimos anos, os líderes de RH têm sido peças-chave para a evolução do setor de recursos humanos, pois lidam diretamente com os colaboradores, pessoas que fazem a empresa funcionar no dia a dia. 

Então, à medida que as formas de trabalhar e as expectativas dos profissionais mudam, os líderes de recursos humanos também se modificam e adequam suas técnicas de modo a garantir também a evolução do seu trabalho. 

Além disso, os profissionais da área visam acelerar as melhorias digitais de sua equipe. Uma pesquisa da Workday Global, revela que 64% dos líderes de RH estão confiantes ou um pouco confiantes na capacidade de suas equipes de acelerar a transformação

Então, para aprofundar no assunto e entender os principais motivos que fizeram os líderes de RH evoluírem nos últimos tempos, desenvolvemos este material. Leia o texto completo 😉  

Líderes de RH no momento: liderança positiv

Antes, víamos como a chefia mantinha uma postura mais autoritária e com pouca abertura do diálogo. Essa postura foi modificada

Atualmente, líderes e gestores mantêm uma relação mais acessível, com uma comunicação assertiva e a possibilidade da equipe em si ter voz dentro da empresa. 

Aliás, isso incluí o poder de decisão que, em muitas organizações, é dividida com os profissionais, fazendo com que o time seja capaz de apresentar insights e chegar a uma conclusão assertiva. que  

Assim criou-se maior flexibilidade nas relações, independentemente do cargo dos colaboradores profissionais. Mesmo que seja apenas para dar uma opinião positiva ou negativa, as pessoas têm acessibilidade à liderança. 

Todas essas ações fazem parte da liderança positiva, um conceito que impactou diretamente a evolução da gestão de pessoas. Ou seja, os líderes de RH prezam por um bom clima organizacional e desenvolvendo pensamento coletivo. 

Veja: Gestão de talentos: habilidades, carreira e capacitação 

A análise de dados no processo de evolução 

A transformação digital trouxe inúmeras inovações para a realidade das empresas, incluindo a análise de dados, como o BI (Business Intelligence) e o Big Data.  

Seguindo essas duas crescentes, os recursos humanos passaram a utilizar a análise dados no setor, a fim de melhorar seus processos e a gestão de pessoas. 

Assim, o Big Data em si passou a ser ferramenta crucial para a análise de dados dos colaboradores, com intuito de ampliar a visão da empresa e fazer com que os líderes de RH desempenhem suas funções com mais certeza e assertividade. Especialmente nos dias atuais que avaliar informações é fundamental. 

Seja para identificar o profissional adequado para as vagas ou o comportamental de todos os colaboradores, a análise de dados proporciona uma noção mais clara para o RH, aliás, é o que motiva e desmotiva seus colaboradores. 

Portanto, a análise de dados proporcionou uma evolução na conduta dos líderes de RH porque esses profissionais passaram a: 

  • Trabalhar com uma série de informações relevantes; 
  • Utilizar esses dados para capacitar os colaboradores; 
  • Promover ações de melhoria de satisfação; 
  • Medir o desempenho da equipe; 
  • Direcionar os investimentos; 
  • Contratar profissionais de maneira assertiva. 

Sugestão de leitura: Desafios do CIO na aceleração digital 

O que impulsionou a mudança para os líderes de RH? 

Com o avanço da tecnologia e surgimento de novos conceitos, os líderes de RH tiveram que se movimentar e se atualizar conforme as tendências, obviamente levando em consideração o que se aplica ou não à empresa que estão inseridos. 

Entretanto, outros acontecimentos e ações impulsionaram essas mudanças, como: 

Nova geração de profissionais 

Essa nova geração de profissionais tem dado prioridade ao sem bem-estar, tanto em relação à saúde quanto ao fato de ser feliz. 

Ou seja, apenas um bom emprego, salário e benefícios básicos não fazem mais “brilhar os olhos” dos candidatos e colaboradores. Assim, o RH e empresa tiveram que melhorar a gestão de pessoas e seguir as tendências, a fim de recrutar e manter talentos. 

Valorização dos benefícios corporativos 

Seguindo os conceitos citados acima, as organizações tiveram que ampliar o leque de benefícios oferecidos aos profissionais. Isso com o auxílio dos líderes de RH, pois são especialistas da área. 

Uma pesquisa realizada pela Catho demonstra bem essa realidade, em que os profissionais valorizam empresas com excelentes benefícios corporativos. 

O estudo mostra que 40% dos profissionais empregados declararam valorizar e muito um bom pacote de benefícios, fazendo com que a organização tenha um diferencial no processo de evolução da gestão de pessoas. Alguns exemplos são: 

  • Participações nos lucros; 
  • Horários flexíveis; 
  • Vale cultura; 
  • Convênio com faculdades; 
  • Vale academia. 

Entre outras possibilidades que influenciam bastante nessa nova atuação dos líderes de RH. 

Automação de processos 

Por último, temos que citar a automação dos processos das empresas como um todo que, consequentemente, atinge os recursos humanos

O surgimento de softwares e ferramentas de automação foi capaz de potencializar a gestão de pessoas e levar estratégia para o RH, de modo que facilita, otimiza e eleva resultados

Isso ocorre porque os processos burocráticos foram diminuídos com a ajuda na automação, que dinamizou tarefas repetitivas, ou seja, os líderes de RH têm mais tempo para planejamento e atuação assertiva. 

Atividades como gestão de ponto, geração de holerites e avaliação de desempenho de transformação em atividades ágeis por meio da tecnologia.  

Desse modo, os profissionais de RH se atualizaram e se familiarizaram com o uso das ferramentas, além de se acostumarem com as possibilidades que esses recursos podem proporcionar. 

Leia também: E-leadership: o que é o conceito e como aplicar na sua liderança 

People by StarSoft auxiliando líderes de RH 

Como citamos acima, a tecnologia foi uma influência positiva para a evolução da atuação dos líderes de RH. Por isso, apresentamos a People by StarSoft.  

Desenvolvemos ferramentas próprias para os recursos humanos, voltadas para otimização dos processos e facilidade na gestão de pessoas. 

Então, para conhecer nossas soluções, entre no site e fale com nossos especialistas! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin