Principalmente nos últimos anos, os líderes de RH têm sido peças-chave para a evolução do setor de recursos humanos, pois lidam diretamente com os colaboradores, pessoas que fazem a empresa funcionar no dia a dia.
Então, à medida que as formas de trabalhar e as expectativas dos profissionais mudam, os líderes de recursos humanos também se modificam e adequam suas técnicas de modo a garantir também a evolução do seu trabalho.
Além disso, os profissionais da área visam acelerar as melhorias digitais de sua equipe. Uma pesquisa da Workday Global, revela que 64% dos líderes de RH estão confiantes ou um pouco confiantes na capacidade de suas equipes de acelerar a transformação.
Então, para aprofundar no assunto e entender os principais motivos que fizeram os líderes de RH evoluírem nos últimos tempos, desenvolvemos este material. Leia o texto completo 😉
Líderes de RH no momento: liderança positiva
Antes, víamos como a chefia mantinha uma postura mais autoritária e com pouca abertura do diálogo. Essa postura foi modificada.
Atualmente, líderes e gestores mantêm uma relação mais acessível, com uma comunicação assertiva e a possibilidade da equipe em si ter voz dentro da empresa.
Aliás, isso incluí o poder de decisão que, em muitas organizações, é dividida com os profissionais, fazendo com que o time seja capaz de apresentar insights e chegar a uma conclusão assertiva. que
Assim criou-se maior flexibilidade nas relações, independentemente do cargo dos colaboradores profissionais. Mesmo que seja apenas para dar uma opinião positiva ou negativa, as pessoas têm acessibilidade à liderança.
Todas essas ações fazem parte da liderança positiva, um conceito que impactou diretamente a evolução da gestão de pessoas. Ou seja, os líderes de RH prezam por um bom clima organizacional e desenvolvendo pensamento coletivo.
Veja: Gestão de talentos: habilidades, carreira e capacitação
A análise de dados no processo de evolução
A transformação digital trouxe inúmeras inovações para a realidade das empresas, incluindo a análise de dados, como o BI (Business Intelligence) e o Big Data.
Seguindo essas duas crescentes, os recursos humanos passaram a utilizar a análise dados no setor, a fim de melhorar seus processos e a gestão de pessoas.
Assim, o Big Data em si passou a ser ferramenta crucial para a análise de dados dos colaboradores, com intuito de ampliar a visão da empresa e fazer com que os líderes de RH desempenhem suas funções com mais certeza e assertividade. Especialmente nos dias atuais que avaliar informações é fundamental.
Seja para identificar o profissional adequado para as vagas ou o comportamental de todos os colaboradores, a análise de dados proporciona uma noção mais clara para o RH, aliás, é o que motiva e desmotiva seus colaboradores.
Portanto, a análise de dados proporcionou uma evolução na conduta dos líderes de RH porque esses profissionais passaram a:
- Trabalhar com uma série de informações relevantes;
- Utilizar esses dados para capacitar os colaboradores;
- Promover ações de melhoria de satisfação;
- Medir o desempenho da equipe;
- Direcionar os investimentos;
- Contratar profissionais de maneira assertiva.
Sugestão de leitura: Desafios do CIO na aceleração digital
O que impulsionou a mudança para os líderes de RH?
Com o avanço da tecnologia e surgimento de novos conceitos, os líderes de RH tiveram que se movimentar e se atualizar conforme as tendências, obviamente levando em consideração o que se aplica ou não à empresa que estão inseridos.
Entretanto, outros acontecimentos e ações impulsionaram essas mudanças, como:
Nova geração de profissionais
Essa nova geração de profissionais tem dado prioridade ao sem bem-estar, tanto em relação à saúde quanto ao fato de ser feliz.
Ou seja, apenas um bom emprego, salário e benefícios básicos não fazem mais “brilhar os olhos” dos candidatos e colaboradores. Assim, o RH e empresa tiveram que melhorar a gestão de pessoas e seguir as tendências, a fim de recrutar e manter talentos.
Valorização dos benefícios corporativos
Seguindo os conceitos citados acima, as organizações tiveram que ampliar o leque de benefícios oferecidos aos profissionais. Isso com o auxílio dos líderes de RH, pois são especialistas da área.
Uma pesquisa realizada pela Catho demonstra bem essa realidade, em que os profissionais valorizam empresas com excelentes benefícios corporativos.
O estudo mostra que 40% dos profissionais empregados declararam valorizar e muito um bom pacote de benefícios, fazendo com que a organização tenha um diferencial no processo de evolução da gestão de pessoas. Alguns exemplos são:
- Participações nos lucros;
- Horários flexíveis;
- Vale cultura;
- Convênio com faculdades;
- Vale academia.
Entre outras possibilidades que influenciam bastante nessa nova atuação dos líderes de RH.
Automação de processos
Por último, temos que citar a automação dos processos das empresas como um todo que, consequentemente, atinge os recursos humanos.
O surgimento de softwares e ferramentas de automação foi capaz de potencializar a gestão de pessoas e levar estratégia para o RH, de modo que facilita, otimiza e eleva resultados.
Isso ocorre porque os processos burocráticos foram diminuídos com a ajuda na automação, que dinamizou tarefas repetitivas, ou seja, os líderes de RH têm mais tempo para planejamento e atuação assertiva.
Atividades como gestão de ponto, geração de holerites e avaliação de desempenho de transformação em atividades ágeis por meio da tecnologia.
Desse modo, os profissionais de RH se atualizaram e se familiarizaram com o uso das ferramentas, além de se acostumarem com as possibilidades que esses recursos podem proporcionar.
Leia também: E-leadership: o que é o conceito e como aplicar na sua liderança
People by StarSoft auxiliando líderes de RH
Como citamos acima, a tecnologia foi uma influência positiva para a evolução da atuação dos líderes de RH. Por isso, apresentamos a People by StarSoft.
Desenvolvemos ferramentas próprias para os recursos humanos, voltadas para otimização dos processos e facilidade na gestão de pessoas.
Então, para conhecer nossas soluções, entre no site e fale com nossos especialistas!