Leia também

Fit Cultural: importância de acertar na contratação e reter talentos

Resumidamente, fit cultural significa alinhar valores de candidatos e empresas, a fim de encaixar o que ambos esperam, levando em consideração a cultura organizacional. Essa prática influencia diretamente o sucesso das contratações e retenção dos talentos/profissionais. 

Mesmo que o tema seja relevante no momento, o RH ainda enfrenta certas dificuldades para encontrar profissionais que se encaixam com as competências comportamentais. 

Conforme pesquisa realizada pela consultoria internacional PageGroup, 61% dos empresários da América Latina afirmaram que o principal motivo de não haver contratação está relacionada à ausência de competência comportamentais para determinada função. 

Então, com estudos e a própria rotina mostrando que existem algumas dificuldades na seleção de novos profissionais, os recursos humanos viram como o fit cultural é importante para melhorar a assertividade e reter ótimos colaboradores. 

E, para ajudar o RH a alinhar candidatos e empresa, criamos este conteúdo sobre fit cultural, com algumas sugestões para desenvolver essa cultura nas empresas. Portanto, leia o material completo!

O que é fit cultural? 

O fit cultural está relacionado à capacidade do profissional se adaptar aos propósitos e valores da empresa que ele está inserido ou vai se inserir. 

Desse modo, fica a cargo do RH iniciar um processo seletivo em que um dos pontos importantes para avaliação do candidato seja a adequação do seu Fit Cultural com a organização. 

Além disso, vale ressaltar que esse alinhamento faz com que os colaboradores estejam mais envolvidos com o clima organizacional e melhorem a produtividade em suas funções. 

Vendo por essas explicações, é comum que as pessoas entendam como apenas um requisito para as empresas, mas é um critério igualmente importante para os talentos. 

Portanto, levar em consideração o Fit Cultural significa ter um “match” entre empresa e profissionais, preparados para os desafios e responsabilidades. 

Benefícios de analisar o fit cultural dos candidatos 

Como já vimos, o fit cultural ajuda o RH a determinar seleções mais assertivas por meio da interação de valores, missão e objetivos dos profissionais com a empresa. Então, esses critérios impactam positivamente os negócios. Veja quais são esses benefícios! 

Precisão nas contratações 

Ao avaliar o fit cultural do candidato, a empresa tem maiores chances de selecionar um profissional que se encaixe adequadamente com o que ela busca. Ou seja, preencher alguns requisitos, como: 

  • Contribuição e pensamento de equipe; 
  • Adaptação a processos; 
  • Parte de um time maduro e coeso. 

Aumento do desempenho e produtividade 

Existe uma sinergia e satisfação por parte do colaborador em relação à missão e conduta da empresa, então, consequentemente o envolvimento e desempenho aumentam. 

Retenção de colaboradores 

Como citamos, por haver maior identificação com as práticas e propósitos da organização, são menores as chances de os profissionais deixarem a função regularmente.  

Desse modo, há um aumento no tempo de permanência deles na organização. Consequentemente, a empresa obtém: 

  • Redução na rotatividade; 
  • Maturidade das equipes; 
  • Diminuição de gastos com recrutamento e seleção. 

Comprometimento dos colaboradores 

Então, a empresa que tem colaboradores mais presentes, satisfeitos e com maior desempenho, será muito provável um melhor comprometimento dessas pessoas. O nível de envolvimento é fundamental para o sucesso dos negócios. 

Leia também: Papel da liderança na formação da equipe de alto desempenho 

Descobrindo o fit cultural da sua empresa 

Para avaliar as competências comportamentais e soft skills dos candidatos, primeiro a empresa precisa ter seus próprios parâmetros, certo?  

Então, se você ainda não tem esclarecido o fit cultura da sua organização, a People by StarSoft desenvolveu um rápido passo a passo que pode te ajudar a entender essas questões. Acompanhe! 

1° passo: faça a análise atributos e características atuais da empresa; 

2° etapa: determine o os valores que a sua organização quer alcançar; 

3° fase: realize um mapeamento e identifique lacunas; 

4°passo: conclua e registre sua cultura; 

5° etapa: crie um culture code (código de cultura), ou seja, uma espécie de manual; 

6° fase: portanto, efetue a implementação desses valores. 

Dica extra: repasse essa definição para o RH realizar o recrutamento e seleção com base no fit cultural. 

Complemente a leitura: Como criar uma cultura ágil 

Como avaliar o fit cultural dos candidatos? 

Agora, veja algumas sugestões de como o RH e os gestores podem avaliar o fit cultural dos candidatos e futuros colaboradores ideais! 

Aplique testes de habilidades e comportamentais 

Um ótimo meio de aplicar testes na atualidade é por meio digital, que serve como uma primeira etapa do processo seletivo. Assim, há alguns pontos a serrem abordados, que são: 

  • Perfil profissional; 
  • Performance; 
  • Competências. 

Ou seja, reúna um grupo de questões que fazem com que você enxergue o candidato profissionalmente, mas tenha noção dele como indivíduo. 

Realize dinâmicas de grupo 

Por envolver vários candidatos ao mesmo tempo, uma das estratégias mais eficazes para analisar características de trabalho e equipe é a dinâmica. 

As atividades revelam muito bem a personalidade de cada candidato, como: 

  • Capacidade de trabalho em equipe; 
  • Respeito aos colegas e a diversidade; 
  • Perfil planejador, executor ou analista; 
  • Como lida com pressão; 
  • Potencial de liderança. 

Entenda o histórico de trabalho do profissional 

Quando falamos de avaliar o histórico não diz respeito apenas ao profissional, mas também em relação à empresa em questão. Isso porque também é importante avaliar o fit cultural da organização. 

Então, observe o perfil das empresas que o candidato já trabalhou, entenda sua atuação, os valores se são similares e demais dados. 

Veja também se a empresa anterior tem um perfil diferente da sua instituição. Isso é importante para você compreender se o candidato consegue se adaptar e lidar com novas realidades e processos. 

Sentimento de pertencimento nos colaboradores: como promover 

Conclusão 

Como foi possível observar, o fit cultural é um parâmetro essencial para contratações assertivas e efetivação dos profissionais na empresa, influenciando diretamente na retenção de talentos. Então, para definir esses pontos e escolher os colaboradores, há algumas técnicas que falamos aqui. 

Mas, vale ressaltar uma técnica que ainda não citamos: a utilização de tecnologias no processo de desenvolvimento do fit cultural e aplicação no recrutamento e seleção. 

As soluções da People by StarSoft são ideais para todo esse processo. O Portal RH é a ferramenta certa para desenvolver o fit cultura, pois com ele, empresa e recursos humanos conseguem: 

  • Aplicar pesquisas com os colaboradores; 
  • Receber sugestões de gestores e demais profissionais; 
  • Criar um ambiente virtual para receber os novos talentos (Onboarding); 
  • Acelerar a admissão digital; 
  • Integrar áreas; 
  • Aproximar gestores aos colaboradores. 

Então, para conhecer o Portal RH e as outras ferramentas da People by StarSoft, entre em nosso site e também fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin