Leia também

O papel do líder de RH na Aceleração Digital

Conforme pesquisa “Organizational Agility: The Roadmap to Digital Acceleration”, realizada pela Workday, o líder de RH enxerga a cultura e o desenvolvimento de habilidades como os principais desafios para tornar a transformação uma realidade. Contudo, esse profissional exerce um papel fundamental para aceleração digital nas empresas. 

Sabemos, então, que remover a burocracia em uma organização é uma prioridade para implementar metodologias ágeis, processos mais modernos e a aceleração digital. 

Neste sentido os profissionais de RH reúnem habilidades que, em conjunto da tecnologia, conseguem ampliar a transformação digital. 

Por isso, que hoje vamos abordar o papel do líder de RH na aceleração digitais e como que ele implementa essa transformação dentro da empresa. 

A aceleração digital no RH

A área de recursos humanos não é mais vista como o setor burocrático da empresa. Isso acontece porque os profissionais de RH estão responsáveis por encontrar talentos que agregam valor à aceleração digital e demais processos internos. 

Em paralelo, a aceleração digital impacta no setor de recursos humanos e em outras áreas da empresa. Mas, por quê? Bom, explicamos. 

Uma das funcionalidades da transformação digital é a otimização dos processos. Com a utilização de novas tecnologias e ferramentas tecnológicas deve, todo os setores de uma empresa conseguem ampliar a atuação e os resultado, inclusive o RH. 

Contudo, somente a implantação de sistemas e ferramentas não é suficiente para aceleração digital. É necessário modificar questões estruturais da organização. 

Dessa maneira, as mudanças impostas pela transformação digital impactam diretamente nos processos de recrutamento e seleção, comunicação e demandas, como: 

  1. Automação de algumas atividades; 
  2. Redução de erros e problemas; 
  3. Aumento da produtividade; 
  4. Melhor luxo de trabalho; 
  5. Home office mais organizado. 

Obviamente que a tecnologia influencia em outras tarefas dos recursos humanos e rotina dos colaboradores. Além disso, impacta o dia a dia do líder de RH de maneira positiva. 

Como os líderes de RH lidam com a transformação digital

Segundo a mesma pesquisa da Workday, ao adotar a aceleração digital, os chefes de RH são mais propensos do que outros líderes a valorizar as habilidades de comunicação (24%) e empatia (15%). 

Ou seja, a partir do uso da tecnologia a favor dos processos e burocracias, o líder de RH consegue otimizar seu tempo e utilizá-lo a favor de outras tarefas, como o envolvimento com seus colaboradores. 

Como resultado, ao adotar novas metodologias, eles podem ajudar a acelerar e simplificar a mudança organizacional. 

Assim, a aceleração digital em qualquer organização tem sucesso justamente porque o líder de RH consegue envolver os colaboradores nessa atualização. 

E, os chefes da maioria dos departamentos, principalmente de TH, já perceberam que a burocracia tradicional bloqueia a entrada em uma transformação digital.  

Por isso é fundamental ter gestores e colaboradores unidos nessa transformação. E, ainda segundo a pesquisa, aceleração digital foi a mudança mais citada pelos líderes de RH como ponto necessário para resiliência em crises futuras. Entre outros levantados, os mais citados são: 

  • Investimento em força de trabalho; 
  • Adoção de novas tecnologia; 
  • Utilização de serviços em nuvem.  

Assim, pode ser afirmado que um líder de RH pode ajudar a melhorar o ROI, garantindo que a força de trabalho esteja preparada para um crescimento mais rápido e a aquisição de novas habilidades. 

Nenhuma organização é bem-sucedida no que diz respeito à transformação digital se não estiver apoiada por uma política clara de democratização dos dados e outros artifícios extraídos dessa movimentação inovadora. 

Como o líder de RH pode auxiliar na aceleração digital 

Um líder de RH tem responsabilidade sobre tarefas importantes de uma organização, como eSocial, obrigações trabalhistas, departamento pessoal, entre outras. Contudo, ainda contribui de maneira direta na aceleração digital. Veja como! 

Incentivar a retenção de talentos

O líder de RH pode alertar os gestores das outras áreas a entenderem a importância de reter talentos na empresa, especialmente aqueles que tenham aderência as atuais tecnologias. 

Além disso, pode verificar com esses talentos como está sendo o período na organização, receber sugestões e ampliar a comunicação com os colaboradores. 

Aderir métodos inovadores no recrutamento e seleção

Hoje, há sistemas e ferramentas digitais que auxiliam os gestores a encontrarem a os perfis que mais se aderem à vaga oferecida. Portanto, o líder de RH precisa estar conectado a essas tendências e introduzi-las no processo de recrutamento. 

Da mesma forma, esses profissionais precisam aderir métodos atuais no departamento pessoal, na comunicação com o colaborador e no controle de obrigatoriedades. 

Ouvir os colaboradores

Já entendemos em outros conteúdos que o feedback é um processo importante na retenção dos colaboradores. Desse modo, o líder de RH pode ouvir os profissionais por meio e softwares e demais ferramentas que facilitam essa tarefa.  

E, vale citar que, a partir dessa comunicação, os gestores de recursos humanos conseguem subsídio para apontar quais processos mais dificultam a rotina dos colaboradores. 

Como isso, os líderes de outras áreas podem otimizar recursos e ferramentas que estejam dificultando a adesão da aceleração digital. 

Mensura resultados

Uma das características de um líder de RH é a capacidade de ser analítico e mensurar o desempenho dos colaboradores e a satisfação com o trabalho.  

Assim, o gestor consegue avaliar como os colaboradores estão aderindo à aceleração digital e como tem auxiliado no trabalho. Além disso, é possível identificar se essa transformação tem sido vista positivamente pelos profissionais. 

Dessa maneira, é possível gerar relatórios mais assertivos, identificar dificuldades, maiores dúvidas e mais informações suficientes para agregar a análise da aceleração digital. 

Leia também: Como a Tecnologia e Soft Skills podem ser cruciais para os gestores de agora

Estimulo à adesão de atuais tecnologias

É comum que alguns colaboradores, principalmente os antigos, fiquem com receio de novos métodos de trabalho. Por isso, estimular eles a utilizar essas tecnologias é fundamental. 

A partir dessa ação, o líder de RH contribui para que os profissionais tenham uma melhor adaptação à transformação digital.  

Além disso, o RH pode usar softwares no auxílio a mensuração de resultados, desempenho e satisfação. E, é importante ressaltar que as atividades do RH também passam por essa atualização de tecnologia, otimizando o trabalho e mantendo a qualidade do setor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin