Leia também

Salário sob demanda: como funciona, benefícios e métodos de implementação

Sabemos que o mercado de trabalho passou por inúmeras mudanças, principalmente nos últimos dois anos. Assim, alguns assuntos que antes eram difíceis de serem abordados, hoje são essenciais para os profissionais. 

O salário sob demanda é um desses temas que passaram a ser conversados, seguindo a tendência do trabalho flexível e benefícios mais atuais. 

Então, para o RH e gestores entenderem mais sobre o salário sob demanda e como lidar com esse método na empresa, desenvolvemos este conteúdo.  

Convidamos você a ler esse material na íntegra 😉  

O que é salário sob demando e como funciona? 

Entender o salário sob demanda é muito simples, pois é um recurso que a empresa utiliza que proporciona a possibilidade de o colaborador receber pelos dias trabalhados proporcionalmente, a qualquer momento. 

Ou seja, o profissional não precisa esperar até o 5º dia útil de cada mês para ter acesso ao salário integral. E, por conta dos métodos flexíveis do trabalho, esse é um modelo está ganhando cada vez mais espaço. 

Para os trabalhadores, esse recurso é positivo, já que possibilita resolver algum problema solucionável com o dinheiro e também porque ele terá que criar uma cultura para controlar suas finanças. 

Vale citar também que o salário sob demanda vem se popularizando entre as organizações, pois há a percepção da relevância de investir na  qualidade de vida de seus profissionais.  

Mas, como funciona? Bom, a remuneração acontece conforme os dias já trabalhados, mas que ainda não foram pagos. Dessa maneira, a empresa pode ajudar o colaborador a pagar despesas de emergência, resolver o vencimento de uma conta que não dá para ser alterado e outras situações. 

Diferença entre adiantamento salarial e salário sob demanda 

Sobre adiantamento salarial, não há de fato uma definição objetiva. A referência legal é o artigo 462 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT): 

“Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo”. 

E como diferençar salário sob demanda de adiantamento salarial? Bom, como o texto é vago, vemos que o salário sob demanda ocorre conforme necessidade do colaborador.  

Enquanto o adiantamento salarial está associado à possibilidade de o profissional solicitar o valor, pois não há uma relação de favor, como é o caso do adiantamento salarial. 

3 benefícios para os trabalhadores 

Maior controle sobre as finanças 

Às vezes acabamos nos metendo em situações financeira por não ter saídas. Neste momento que o salário sob demanda entra para a realidade do colaborador como uma possibilidade de resolver um problema com mais tranquilidade

Além disso, ter acesso a partes do salário sempre que precisar faz com que o colaborador fique livre para gerir sua vida financeira como quiser, tendo como base os dias trabalhados. 

Motivação e felicidade no trabalho 

Há alguns fatores que influenciam a motivação dos colaboradores, a primeira está relacionada a sua satisfação no ambiente de trabalho. A segunda é a falta de preocupações com o vencimento das contas e terceira é o envolvimento profissional relativamente tranquilo. 

Então, essa flexibilização em relação ao salário faz com que o colaborador seja influenciado por esses três fatores que citamos e, consequentemente, sinta-se mais motivado e feliz com seu trabalho. 

Não ter receio de pedir adiantamento 

Pode ser comum o colaborador ter receio de pedir uma parte de seu salário antes do 5° dia útil. Isso ocorre principalmente em ambientes mais rigorosos e/ou com pouca comunicação. 

Sendo assim, essa modalidade salarial deixa o trabalhador à vontade para explicar o que está acontecendo no momento, como a empresa e RH podem ajudar e, assim, melhorar o diálogo, aproximação e confiança em ambos. 

3 benefícios para as empresas 

Aumento da produtividade 

Mesmo que seja importante separar a vida pessoal da profissional, há uma situação que é difícil de separar os dois polos, que é a realidade financeira. 

Isso porque o dinheiro está associado ao trabalho. Tendo essa flexibilidade da empresa ajudar a pessoa em lidar com sua vida financeira, ocorre que o colaborador fica mais satisfeito e eleva sua produtividade! 

Valor agregado à cultura organizacional 

Ao agregar ao dia a dia da empresa com seus colaboradores o que é valioso para a organização e para os trabalhadores, automaticamente é possível agregar valor à cultura organizacional. 

Esse é o ponto no qual o salário sob demanda entra, pois coloca em prática o controle financeiro, flexibilidade e preocupação com o bem-estar dos trabalhadores. Tudo isso faz com que a cultura da organização seja reforçada e divulgada positivamente. 

Atração e retenção de talentos 

Sabemos como o mercado é concorrido para os profissionais e para as organizações, certo? Pois bem, é necessário criar mecanismos para conquistar talentos.  

Assim, atualmente, benefícios diferenciados e flexibilização são dois fatores importantes para os profissionais, fazendo com que eles optem por uma empresa ou outra.  

Atualmente, a oferta de benefícios diferenciados é uma exigência competitiva, com o intuito de reter talentos e, especialmente, atraí-los. 

Portanto, o salário sob demanda é uma condição a ser divulgada, a fim de atrair talentos e, já internalizados, permaneçam com satisfação na empresa! 

Isso ocorre porque quando a organização demonstra preocupação e está aberta a novas soluções, os profissionais passam a se sentir mais valorizado e felizes com seu emprego, prolongando sua jornada. 

Como implementar o salário sob demanda na sua empresa? 

Agora que você já sabe detalhes do salário sob demanda, é possível começar a implementar o método de pagamento na empresa. Leia algumas sugestões da People by StarSoft. 

Mas, vale ressaltar que não existe uma receita certa para aplicar o método na organização, pois tem que levar em consideração as necessidades da equipe, cultura e aceitação.  

O que realmente deve ser levado em consideração é a avaliação do RH em relação às necessidades do time e a importância de contar com uma ferramenta que permita controlar os pedidos de saques. Então, veja algumas ideias: 

  • Desenvolver uma metodologia que melhor se encaixa com as necessidades dos seus profissionais; 
  • Criar regras claras para a solicitação do salário sob demanda; 
  • Explanar o método e processo para seus colaboradores; 
  • Mostrar vantagens, benefícios e cuidados; 
  • Organizar RH e financeiro para lidar com essa nova modalidade de pagamento; 
  • Acompanhar o colaborador no processo de adaptação à nova política e acompanhar os resultados ao longo do tempo, ajustando sempre que necessário; 
  • Utilizar um sistema integrado que dinamiza os pagamentos e acompanhamento do departamento de RH. 

Então, percebemos que o salário sob demanda é bastante positivo para as organizações e seus colaboradores. Assim, é importante investir nessas metodologias inovadoras e flexíveis. 

Para implementar esses métodos e potencializar a atuação do RH, utilize as soluções da People by StarSoft, que trabalha com módulos completos para os recursos humanos. 

O Portal RH, é uma das ferramentas da People by StarSoft que auxilia o RH na organização do salário sob demanda de maneira assertiva e correta. 

Então, para conhecer nossas soluções de recursos humanos entre em nosso site e fale com os especialistas na área! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin