Leia também

Sistema de RH: como escolher

Sistema de RH: como escolher

De acordo com matéria publicada no jornal Gazeta do Povo, o RH está no centro das transformações digitais, impulsionado pelo avanço dos negócios em tempos de crise. 

Principalmente com o “boom” do home office nos últimos 16 meses, em que as empresas tiveram que se modernizar para que o trabalho remoto fosse uma condição possível, a área de recursos humanos vem demonstrando potencial estratégico, muito por conta da tecnologia desenvolvida para esse setor, especialmente em relação a implantação de um sistema de RH.

Investimento em tecnologia

Em 2018 grandes empresas mensuravam o investimento tecnológico em RH, especialmente em sistemas. Segundo a Deloitte, na época, 56% já estavam reconsiderando seus antigos processos. 

As organizações que realizaram essa análise logo automatizaram a gestão de pessoas, a fim de melhorar a performance de seus profissionais e focar em ferramentas digitais. 

RH estratégico

Atualmente, os profissionais de RH são melhor aproveitados e têm maior desempenho. Dessa forma, a capacidade analítica e técnica tem sido aguçada com intuito de gerar um RH Estratégico. 

Com foco na ampliação da satisfação interna e, consequentemente, ampliação da força da empresa, os softwares de recursos humanos são cada vez mais procurados e implantados nas organizações. 

Contudo, você sabe para que serve um sistema de RH e como escolher? Vamos te ajudar nisso. 

Pra que serve um sistema de RH?

O Sistema de Informação de Recursos Humanos é uma solução tecnológica que dinamiza tarefas de RH. Ou seja, foi desenvolvido para priorizar pagamentos, facilitar envios aos órgãos fiscalizadores e outras responsabilidades. 

Referente às tarefas convencionais de RH, o software coleta informações, armazena, distribui e analisa os dados.  

Além disso, recupera dados dos colaboradores e da própria empresa, além de outras atividades que contribuem com as ações estratégicas do setor.  

Portanto, é um sistema disponível com principal intuito de acelerar e automatizar tarefas, que antes eram manuais. Ele eleva produtividade e impulsiona métodos inteligentes na organização.

Leia também: Tudo sobre gestão de pessoas

Como escolher um sistema de Recursos Humanos

Antes de fechar negócio com um desenvolvedor de softwares para recursos humanos e gestão de pessoas, é essencial que a empresa tenha em mente algumas competências cruciais.  

Afinal, elencar parâmetros também é importante, a fim de descomplicar a escolha e implantação de um sistema de RH. Por isso, listamos algumas sugestões para ter sucesso na escolha.

  1. Identifique suas necessidades 

Ser realista e estratégico é essencial, pois escolher um sistema de RH requer planejamento e compreensão da situação da empresa, para que a escolha seja assertiva.   

Portanto, para essa atividade, gestores e profissionais operacionais precisam se unir e desenvolver o diagnóstico.    

Ele pode iniciar nas operações, avançar na listagem das funcionalidades e, depois, definir a como a solução pode contribuir com os recursos humanos, principalmente nas estratégias e resolução de problemas.

  1. Encontre um fornecedor confiável 

Para que haja confiança na negociação, é importante alguns passos, como entrar no site e verificar se tem certificado de segurança, analisar o suporte que a empresa proporciona e também os feedbacks de clientes.   

Além disso, entrar em contato num primeiro momento com o desenvolvedor do sistema de RH também é uma ótima ideia.   

Atualmente, principalmente com as reuniões remotas, esse contato fica ainda mais fácil, dessa forma você pode saber mais da empresa, soluções e informações que precisam ser levadas em consideração.

  1. Relação orçamento e custo-benefício 

Estabelecer um limite no orçamento é importante, entretanto, compreender o custo-benefício também é essencial. Afinal, existem fornecedores com valores menores.  

Porém, não necessariamente cumprem com as demandas da empresa. Dessa forma, é fundamental compreender budget e valor de mercado.   

Buscar o sistema de RH mais barato nem sempre é a melhor solução. Veja primeiramente se é um software que atende suas prioridades, quais são os benefícios agregados e, obviamente, quanto custará todo o serviço.

Pontos de atenção após escolher um sistema

  • Tempo de implantação 

Como estamos acostumados a escutar: “tempo é dinheiro”. Logo, avaliar o tempo de implantação de um sistema de RH é primordial.  

De acordo com clientes, uma das causas mais frequentes de insatisfação com um software de gestão de recursos humanos é a demora na disponibilização.

Isso acontece principalmente porque pode atrapalhar os negócios da empresa.   

Dessa forma, veja com o fornecedor quantos meses serão necessários para implantar a solução, quais serão os esforços por parte da sua empresa e como o processo vai impactar internamente. 

  • Treinamento e suporte 

Ao longo do processo de adaptação, o treinamento dos usuários do sistema de RH é importante. Assim, questione o fornecedor de como ocorrem os treinamentos e quais são os recursos. 

Frequentemente, algumas empresas enfrentam problemas ao implantar um software de recursos humanos, por justamente acontecer utilização inadequada. 

Assim como é ótimo ser atendido, ter qualidade no suporte também é importante, principalmente durante os meses de implantação da solução. 

É comum e, mas também mesmo previsível, que surjam dúvidas nesse meio tempo, principalmente por envolver um processo tecnológico e totalmente novo, entretanto, precisa haver um auxílio quanto a isso.

Faça avaliação

Por fim, avalie, então, como é disponibilizado o treinamento para seus colaboradores dos recursos humanos, especificamente o método utilizado.  

Na People by StarSoft, por exemplo, utilizamos a metodologia “Treinamento Guiado”, que une aulas e atividades para os profissionais. 

Utilizamos também vídeos de apoio e suporte técnico, que atende via multiplataforma, como e-mail e WhatsApp. 

Baixe agora nosso material sobre a metodologia “Treinamento Guiado”. 

E então, após esse passo a passo com a gente, você já está confiante para escolher um sistema de RH?

Venha conhecer nossas soluções e métodos de implantação com foco nas pessoas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Compartilhe:

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin