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Tudo sobre gestão de pessoas.

Numa era em que o receio de ser substituído por alguma inteligência artificial é real, é necessária a valorização do fator humano. Mas, por quê? A gestão de pessoas explica.

Negócios de sucesso são feitos por indivíduos e não apenas por máquinas. Então, tenha em mente que investir na gestão de pessoas faz com que os colaboradores trabalhem engajados,  

Trabalhadores engajados impactam positivamente nos resultados da empresa. 

Investimento = crescimento 

Contudo, quando falamos de investimento e incentivo aos profissionais, focamos em estratégias para gerir pessoas, utilizando as ferramentas desenvolvidas por especialistas na área, com objetivo de aproveitar melhor os colaboradores e crescer juntos.  

Então, a partir desse conteúdo, você vai saber tudo sobre gestão de pessoas, como ela funciona e a importância de investir nesse setor!

O que é gestão de pessoas?

O profissional de gestão de pessoas está inserido em uma área importante nas organizações porque é responsável por administrar o capital humano das empresas. 

Esse especialista também pode conciliar e alinhar interesses mútuos, a partir de um conjunto de estratégias e técnicas de recursos humanos.  

Dessa forma, valoriza-se o trabalhador, o entrosamento, capacitação, engajamento e desenvolvimento, a fim de gerar bons resultados. 

A gestão de pessoas percorre um caminho que se inicia no desenvolvimento de perfil profissional, avança na identificação no mercado de trabalho e na escolha da pessoa, mas não finaliza na contratação. As próximas etapas, como o acolhimento, desenvolvimento e retenção, são passos fundamentais para o sucesso das ações. 

Portanto, a gestão de pessoas assertiva ocorre desde o primeiro contato do candidato com a sua empresa/marca, até a contratação e jornada dos talentos na organização, possibilitando vantagem competitiva. 

Os colaboradores se tornam mais engajados quando há um cuidado e atenção no desenvolvimento das equipes, tornando-os colaborativos e, consequente, mais produtivos. Além disso, é relevante analisar se os trabalhadores assimilaram a missão, visão e valores da empresa. 

Mas, como criar uma sinergia entre os profissionais e a empresa? Bom, a gestão de pessoas é aplicada por meio de algumas estratégias, como:  

  • Identificação do perfil adequado;  
  • Receptividade com o novo profissional;  
  • Inserção do trabalhador na cultura organizacional e atividades do cotidiano;  
  • Incentivo à ética e boas práticas;  
  • Contribuição no desenvolvimento e alta performance do colaborador;  
  • Fomento à confiança mútua;  
  • Engajamento dos talentos. 

Sugestão de leitura: Sistema de RH: como escolher

Pilares da gestão de pessoas.

Sabendo o significado da gestão de pessoas e o papel nas organizações, a próxima etapa é o profissional conhecer os pilares que auxiliam no bom desenvolvimento das estratégias. 

Mas, atenção! Ter clareza sobre o modelo do seu negócio também é importante, para que esses fundamentos sejam aplicados no dia a dia da empresa de maneira correta.  

A eficiência na administração dos profissionais está ligada a compreensão e aplicabilidade desses pilares. 

Então, saiba quais são os pilares da gestão de pessoas: 

 

 1. Comunicação

Em toda história da humanidade, a comunicação esteve como um dos principais motivos da nossa evolução, e no desenvolvimento profissional isso não seria diferente.  

Para a gestão de pessoas, é importantíssimo que os indivíduos mantenham o diálogo claro e objetivo, independentemente do meio em que ocorra essa conversa. 

Principalmente com o trabalho remoto, muitos assuntos são tratados por e-mail, ligação, chamada em vídeo e outros mecanismos.  

O objetivo aqui é que gestores, líderes e colaboradores mantenham a comunicação ativa, segura e transparente. Quando a cultura do diálogo é fomentada, os profissionais se sentem à vontade para expor ideias, contribuições, dúvidas e ajuda a pensar em conjunto, a fim de gerar melhorias e resultados diferentes.

Ouça nosso podcast como implementar a cultura organizacional mesmo remotamente. O “STARHUMANO” é mais um recurso de comunicação desenvolvido por nossos especialistas em RH.

Quanto mais integração, ainda mais motivação! 

Os colaboradores são engajados principalmente por conta da comunicação. A partir dessa inclusão e canal aberto para diálogo, os indivíduos se sentem realmente pertencentes e importantes no desenvolvimento dos projetos.

Pessoas querem ser ouvidas, no trabalho elas querem que seus gestores as ouçam, mas quando se sentem sem voz, tendem a ficar desmotivadas. 

Comunicação interna e RH 

A área de Recursos Humanos tem uma importante contribuição no processo comunicacional porque pode utilizar ferramentas que facilitam essa tarefa. 

Uma dessas ferramentas é o Portal RH ou Portal do Colaborador, que centraliza a comunicação direta com o colaborador, além de benefícios como autonomia do colaborador que pode: 

  • Solicitar férias; 
  • Pedir segunda via de holerites; 
  • Enviar documentos  
  • Agilidade para sanar dúvidas.

Junto ao endomarketing, essa comunicação interna é eficiente, pois há uma integração dos setores com objetivo único de nutrir os colaboradores com informações e manter um ecossistema comunicacional. 

Envolvimento gera contribuição 

A comunicação também tem conexão com o processo de envolvimento dos colaboradores, já que as pessoas são envolvidas nos projetos e podem contribuir de maneira rentável.  

Por meio de reuniões, feedbacks e até mesmo com simples conversas, os indivíduos se sentem engajados, resultando em um melhor ritmo trabalho.  

 2. Liderança 

Ao longo da vida, é comum que as pessoas se espelhem em figuras que admiram. No trabalho, a ideia é que esses líderes sejam referências para os colaboradores. 

Por esse motivo, uma das missões mais importantes para a gestão de pessoas é justamente desenvolver lideranças aptas para desempenharem esse papel.  

Um líder tem aptidões compostas por habilidades técnicas e interpessoais, ou seja, o famoso Soft Skills que envolve competências comportamentais, que são sintetizadas em uma comunicação eficaz, em um olhar humano e na inteligência emocional. 

3. Motivação 

Diferentes de máquinas automatizadas, seres humanos precisam de insumos para desenvolver um bom trabalho, ou seja, estar no automático não é nada ideal.  

Então, a motivação é um dos principais pilares da gestão de pessoa por ser um elemento essencial na formação do profissional desejado pelo mercado de trabalho.  

Provavelmente você está achando estranho encontrar a motivação como terceiro pilar, quando a maioria dos portais dizem ser a primeira.  

Mas, a lógica é simples, motivação não surge “do nada”, ela é construída a partir de ações confiáveis.  

Nesse processo motivacional, a comunicação e relação saudável com seus gestores/líderes são peças essenciais e não podem ser desenvolvidas por acaso, elas precisam ter uma intenção clara e objetiva.  

A esse ponto, já entendemos que a motivação está atrelada ao engajamento, tornando-o essencial para compor equipes produtivas, talentosas e que geram bons resultados.  

Dessa forma, motivar e engajar fazem com que as empresas não percam talentos para concorrentes ou para o absenteísmo, que assola organizações ultrapassadas.  

Contudo, a motivação é despertada de modo particular. Por esse motivo, a comunicação é necessária, unida à liderança que tem um olhar humanizado, em que cada caso é um caso.  

A gestão de pessoas também pode utilizar alguns outros recursos que despertam a motivação, como:  

Conhecer os interesses dos colaboradores: por conta da pandemia e necessidade de preservar o bem-estar das pessoas, o home office e trabalho híbrido se tornaram um requisito para muitos profissionais. Já outros trabalhadores enxergam em bônus, mimos e demais ações uma forma de incentivo.  

Feedbacks contínuos: fornecer esse retorno para o colaborador é também uma estratégia de o deixar mais próximo, integrado aos processos da empresa e motivado a ampliar sua atuação, em busca de se desenvolver como profissional e parte de uma equipe. 

4. Trabalho em equipe 

Uma empresa é formada por gente, por isso o trabalho em equipe é um dos pilares da gestão de pessoas e merece uma atenção, especialmente no quesito de ter um olhar metódico voltado aos profissionais, para que seja destacado o que há de melhor em cada integrante.  

O envolvimento da equipe fortalece o comportamento coletivo e parceria. Mesmo que a empresa tenha adotado o trabalho remoto, a interação pode acontecer de outras maneiras. 

Reuniões de acompanhamento de maneira online, checagem do desenvolvimento dos projetos, ocasiões somente para brainstorms e também happy hours digitais foram adotadas, a fim de descontrair os colaboradores.

5. Capacitação e Desenvolvimento  

Os profissionais são valorizados pela gestão de pessoas, que também tem a função de capacitar e desenvolver os indivíduos, a fim de reter talentos nas empresas. 

A partir dessa valorização, as empresas conseguem indicar aos trabalhadores que eles são reconhecidos, de maneira objetiva.  

Além de gerar benefício para o profissional e incentivar que ele fique na empresa, a capacitação também gera vantagens internas, pois garante que a equipe esteja em constante atualização, com colaboradores bem desenvolvidos e processos igualmente atualizados.  

Com isso, os resultados serão melhores e a organização com maior competitividade no mercado.  

Hoje, principalmente com o destaque dos cursos EAD os colaboradores podem se capacitar de maneira mais acessível e facilitada. 

Diferença entre RH e gestão de pessoas

Ao longo do texto citamos o RH na gestão de pessoas, mas você sabia que são departamentos diferentes, utilizam estratégias diferentes e têm objetivos diferentes?  

Pois bem, vamos explicar!  

O RH tem funções mais metódicas, pode-se dizer assim, pois lida com tarefas que requer maior planejamento e tempo de execução. 

Uma das tarefas é a organização de processos, controle de papelada, planos de carreira e contratação, além de recrutamento e seleção.  

E, para auxiliar os profissionais desse setor, existem sistemas que automatização uma parte das atividades e outros que somente auxiliam, para que o dia a dia deles fique mais ágil.  

Já a gestão de pessoas cuida de tarefas mais práticas, como administração e entrosamento com gestores de cada área, com o intuito de proporcionar um suporte a eles.  

Por isso, os profissionais dessa área buscam estar mais conectados aos colaboradores e líderes, possibilitando uma melhor performance de ambos, focando na ampliação de resultados.  

Mas, vale ressaltar que o RH e Gestão de Pessoas ainda ganham uma ajudinha de outro setor que é o Departamento Pessoal, que lida com a temida burocracia, ou seja, documentos, legislação e demais regulamentos que exigem cumprimento rigoroso. Então, essa área compõe o Squad. 

Evite erros na gestão de pessoas 

Agora que você já compreendeu grande parte do processo que envolve a gestão de pessoas, é importante lembrar que erros podem acontecer, mas podem serem evitados. Muitos dos problemas que vamos listar a seguir são previsíveis, portanto, você pode escapar deles. E, são:

1. Ignorar os pilares da gestão de pessoas 

É comum que para algumas empresas os pilares não sejam aplicados de maneira correta na gestão de pessoas.  

Porém, tal fato acaba acarretando problemas na comunicação, na execução de projetos, no funcionamento da equipe e na retenção dos profissionais na empresa.  

Se esses fundamentos foram desenvolvidos e são trabalhados atualmente é por uma razão: ter um processo correto. Então, deixá-los de lado ou pular etapas faz com que a “roda” da gestão de pessoas apresente falhas. 

2. Falta de planejamento 

A maioria das atividades necessitam de estratégia, com a gestão de pessoas não é diferente. Por vezes, pode parecer uma tarefa simples gerir profissionais, mas é importantíssimo planejar e traçar metas, para que o investimento não seja em vão.  

O RH e Departamento Pessoal são setores que podem ajudar nas estratégias das ações da gestão de pessoas. 

Além disso, conta também com a contribuição dos líderes que estão em contato diariamente com os colaboradores.  Mas, não se esqueça, a análise de resultados está totalmente ligada ao planejamento. 

Analisar é fundamental para ter parâmetro, e decidir continuar ou modificar determinadas ações. Pesquisas também são válidas nesse processo. 

3. Foco apenas em resultados 

Os líderes precisam definir objetivos e metas desafiadores, pois gera motivação e contribuição, mas não se pode esquecer de que está lidando com indivíduos.  

Dessa forma, saturar as estratégias e os profissionais pode acabar impactando negativamente nos resultados, além de influenciar no ambiente de trabalho.  

Portanto, a gestão de pessoas envolve ouvir os colaboradores, motivá-los e saber impor limites saudáveis, tanto para os negócios quanto para a equipe de maneira geral. Ter essa noção diminui inseguranças e eleva até mesmo a criatividade, participação e crença no projeto envolvido.

4. Recrutamento e Seleção mal definidos 

Contratar os profissionais certos é essencial para uma boa gestão de pessoas, mas essa é uma missão que demanda objetividade e clareza ao longo de todo o processo.  

Tudo inicia na construção da ideia de colaborador ideal. Depois prossegue com a divulgação da vaga, que precisa ser extremamente condizente com a realidade.  

Dessa maneira, os recrutadores tem amparo dos requisitos que auxiliam na analisa dos perfis e currículos recebidos e ajuda a traçar estratégia junto aos líderes. 

Os gestores e coordenadores tem um importante papel nesse momento, especialmente por reconhecer o que espera da pessoa contratada, a qual que vai ter contato diariamente.

Como aplicar a gestão de pessoas

Os profissionais de gestão de pessoa, como analistas de RH, coordenadores e gerentes de recursos humanos são essenciais na aplicabilidade correta dos pilares, contudo, a tecnologia é uma aliada do setor, auxiliando a dinamizar os processos e torná-los acessíveis. 

Quando pensamos no pilar de capacitação e desenvolvimento, a tecnologia é indispensável. Tanto do ponto de vista dos colaboradores, que têm apoio do ambiente digital em treinamentos e cursos online, quanto dos gestores que podem avaliar o desempenho de suas equipes com o auxílio da Inteligência Artificial. Especialmente quando é necessária uma visualização panorâmica pré-determinada pela empresa, os softwares são ótimos aliados. 

A gestão de pessoas pode ser entendida como um ciclo que necessita ser trabalhado corretamente desde o primeiro passo. Então, o desenvolvimento do perfil para uma vaga precisa ser registrado em sistema, para que nas etapas mais à frente sirva como parâmetro de avaliação. A partir dessa ideia, os softwares de gerenciamento e demais soluções de RH são fundamentais em processos, como: 

  • Recrutamento e Seleção; 
  • Controle de frequência; 
  • Avaliação; 
  • Controle de competências; 
  • Comunicação com os colaboradores. 

Por fim, entende-se que a aplicabilidade da gestão de pessoas é garantida através de ações competentes, que envolve planejamento, escolhas assertivas, desenvolvimento e utilização de sistemas que auxiliam nas etapas estratégicas, ou seja, é realmente um esforço em prol de um aperfeiçoamento na atuação e nos resultados. 

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